BEM-VINDOS

NOSSA HISTÓRIA

A história da Escola de Educação Infantil Giordano Bruno é na verdade a história de um grande sonho que vem se realizando. O projeto da Escola foi pensado por um grupo de filósofos-educadores. A Escola Giordano Bruno foi fundada em setembro de 2005, em Porto Alegre, no bairro Rio Branco. Em janeiro de 2015 se mudou para o Bairro Petrópolis, onde teve a oportunidade de adaptar toda nova estrutura dentro das suas convicções pedagógicas.

Em 2019, a Escola Giordano Bruno dá um novo passo expandindo suas atividades para crianças

de 6 até 18 anos através da Escola de turno complementar Casa da Vida.

Assim, podemos dar continuidade a nossa sólida proposta de educação!

ao florescer da nova educação

NOSSA ESTRUTURA

“Salas de portas abertas”

Aqui toda a vivência da criança acontece em um mesmo nível, sem subidas e descidas de escadas. Isso gera autonomia de movimento e fluidez pelos espaços escolares.

Nossas salas são conectadas ao pátio, favorecendo o livre acesso da criança às áreas abertas. Essa liberdade torna-se uma conquista gradual e importante para o autodomínio.

Os ambientes integrados favorecem o aprofundamento das relações humanas, onde a criança exerce um processo de aprendizado colaborativo.

No nosso espaço, a brincadeira é um ensaio para a vida.

 
 

NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Pedagogia Humanista baseada em princípios filosóficos. Nos inspiramos em vários métodos pedagógicos, em especial na abordagem da pediatra húngara Emmi Pikler, na Pedagogia Florença e nas Inteligências Múltiplas de Howard Gardner.

As diferentes etapas de desenvolvimento da criança exigem diferentes métodos:

Mundo dos Sentidos.jpg
Sentidos
MUNDO DOS

Até 1,5 anos

A criança precisa conquistar uma Tranquilidade Interna. A qualidade de sentir-se bem consigo é o elemento base para o desenvolvimento da aprendizagem. 

Acreditamos em um bebê ativo. Mesmo pequeno, ele é capaz de criar relações com o mundo, aprender e criar vínculos humanos.

Como geramos as condições necessárias?

Olhar:  Olhar e prestar atenção nos olhos das crianças, eles dizem muitas coisas profundas. E têm a capacidade de “enlaçar” e transmitir sentimento.

Falar: A fala é um transmissor de sentimentos, junto com o olhar ela é capaz de criar um envoltório protetor para a criança.

Tocar: A pele é a parte externa do sistema nervoso da criança. Isso significa que toda a leitura que a criança faz do mundo, faz pela pele.

As palavras, as carícias e os cuidados com o seu corpo são os canais transmissores dos nossos sentimentos.
IMG_1664_edited.jpg
 

O que fundamenta a nossa proposta pedagógica?

Essa metodologia se apoia em 5 Princípios Fundamentais que respeitam as leis naturais da vida:

Mundo do Movimento.JPG
Movimento
MUNDO DO

de 1,5 a 2,5 anos

Ao se sentir protegida e segura, a criança aprende que tem o poder de realizar algo. Esse sentimento trabalha a autoestima e a confiança em si mesma.

O aprendizado nessa etapa é sensório motor. A criança conhece o mundo através dos seus movimentos e experiências vividas com o corpo.

Por isso, nossas salas são amplas e adaptadas com mobiliários próprios estimulando a descoberta e os desafios na medida de cada criança.

Eu
MUNDO DO

2,5 a 3,5 anos

A partir dessa etapa o mundo se amplia e novas respostas são exigidas. A criança inicia um “segundo nascimento”, nascimento do seu Eu Individual. Passa a querer interpretar o mundo através de si e não mais dos outros. Está reconhecendo sua própria identidade.

Dedicamos uma grande atenção para a formação dos pilares que irão estruturar a sua inteligência: Concentração, Memória, Flexibilidade Cognitiva, Autocontrole, entre outros.

Através do encantamento próprio da infância, a criança aprende a vivência das regras e as consequências das suas escolhas. Desenvolve habilidades aproveitando seus erros como oportunidades constantes de aprendizado.

Criança_com_rosto_e_logo_na_camiseta.jp
Mundo da Imaginação.jpeg
Imaginação
MUNDO DA

3,5 a 4,5 anos

A imaginação é apontada como uma das chaves para as competências do futuro e é aqui que ela ganha espaço e foco na nossa pedagogia. Trabalhamos de forma ativa para a criança formar e coordenar imagens mentais. Quando se processam essas imagens, todo o cérebro trabalha em conjunto, como se fosse um concerto musical.

A imaginação é a base de nosso pensar, e ainda tem uma função de ponte que interliga o interior e o exterior da criança. É fundamental para a expressão genuína do seu Eu individual.

Criatividade
MUNDO DA

4,5 a 6 anos

A criatividade é uma das mais misteriosas capacidades da natureza humana e um dos mais belos frutos da imaginação.

Não basta acumular conhecimentos e informações, é preciso fazer relações entre eles, encontrando um modo coerente de usar esses conteúdos no momento adequado.

Mundo da Criatividade.jpg
IMG_5005 (1).jpg

Para ampliar o desenvolvimento das crianças, também oferecemos atividades de:

confete

ALIMENTAÇÃO

Tudo que se repete na vida da criança deixa marcas profundas, pois vai gerando uma imagem interna fundamental que fortalece sua identidade. O momento de se alimentar é uma delas

Baseado em produtos orgânicos e funcionais

Respeitam a sazonalidade natural

100% artesanais: produzidos na escola

Sem açúcar, sem farinha branca e sem gordura

MOMENTO DA REFEIÇÃO

“O modo como a alimentação ocorre

é um segredo para o bem-estar”.

A cozinha demarca um local central dentro da nossa escola. A criança vivencia diariamente experiências que remetem a esse centro e percebem (ainda que não cozinhem) o movimento natural de chegada dos alimentos, higiene e preparo. 

Cada turma tem o seu local de alimentação respeitando o seu próprio ritmo e tornando o momento de alimentação uma convivência agradável.

Ritual de agradecimento pelo alimento

Preparo da mesa em conjunto

Levar seu prato até a cozinha...

...são pequenos movimentos de autonomia que tornam esse momento não só uma rotina, mas um evento especial no dia.

 
Esporte e saúde Giordando Bruno
Aulas de Música
Giordando Bruno
Língua inglesa
Giordando Bruno
Mundo Mágico
Giordando Bruno
WhatsApp Image 2019-02-04 at 17.04.52.jp
 

DIFERENCIAIS

WhatsApp Image 2019-01-31 at 15.29.18.jp
VALOR DE UMA
educação artesanal

Crianças não são números. Nossas turmas reduzidas geram intimidade e aprofundamento das relações humanas.

O aconchego de um lar permite profundidade e valorização da inteligência emocional. Dentro de casa nos sentimos seguros para explorar nossa identidade.

IMG_7968.JPG
INFÂNCIA TEM
gosto de casa
Amor por Aprender_menor.jpg
AMOR POR
aprender

Somos naturalmente curiosos e amamos aprender, especialmente nessa etapa da vida. Exploramos o interesse genuíno pelas novas descobertas para inserir os conteúdos, e não o contrário. Conteúdo sem motivação é algo vazio e, com o tempo, mata o amor por aprender.

IMG_1577.JPG
COM O PASSADO E COM OLHOS NO FUTURO (TRADIÇÃO E INOVAÇÃO)
Aprendendo

Respeitando as bases consagradas da educação, sabemos que o mundo está mudando e novas habilidades de vida são exigidas:

Tradição: Resgatando o valor dos Contos de Fadas 

“As aventuras de um conto são as aventuras da nossa vida!”

Por exemplo, a princesa representa cada um de nós em busca de evolução, e o príncipe o nosso ímpeto heroico que nos motiva a combater as circunstâncias mais adversas. 


Os contos trazem ensinamentos valiosos para nossa formação humana, adaptados à linguagem da criança. Uma linguagem lúdica e alegre.


Através dessa tradição milenar enriquecemos o imaginário da criança com ensinamentos simbólicos. Veja mais em nosso canal do youtube

Inovação: Fluência Digital e Metodologia Bilíngue

A forma que o mundo se apresenta a nós muda muito rapidamente. A educação precisa acompanhar essas mudanças, mas garantindo o que é essencial e perdurável. Acompanhe nossa proposta de inovação na educação em Casa da Vida.

NOSSOS OBJETIVOS

1. Resgatar o verdadeiro sentido da educação relacionado à função primordial de “eduzir” – fazer florescer na criança suas virtudes e potenciais;  


2. Despertar a vocação pedagógica do educador criando laços de amor profundo, compreensão e respeito entre professor e aluno;


3. Promover a formação do caráter preparando o indivíduo para a construção de um mundo novo e melhor. 

 
IMG_1666_edited.jpg

Em poucas palavras, queremos formar indivíduos conscientes de seu protagonismo histórico na construção de um mundo novo e melhor.

Algodão Doce

CONTATO

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar o seu próprio conteúdo.

(51) 3222.3589

Av. João Obino, 385 - Petrópolis, Porto Alegre - RS

 ​​contato@escolagiordanobrunopoa.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
 

 © 2020 por Grupo Giordano Bruno 

Fachada Giordano Bruno