BEM-VINDOS
NOSSA HISTÓRIA
A história da Escola de Educação Infantil Giordano Bruno é na verdade a história de um grande sonho que vem se realizando. O projeto da Escola foi pensado por um grupo de filósofos-educadores. A Escola Giordano Bruno foi fundada em setembro de 2005, em Porto Alegre, no bairro Rio Branco. Em janeiro de 2015 se mudou para o Bairro Petrópolis, onde teve a oportunidade de adaptar toda nova estrutura dentro das suas convicções pedagógicas.
Em 2019, a Escola Giordano Bruno dá um novo passo expandindo suas atividades para crianças
de 6 até 18 anos através da Escola de turno complementar Casa da Vida.
Assim, podemos dar continuidade a nossa sólida proposta de educação!
ao florescer da nova educação
NOSSA ESTRUTURA
“Salas de portas abertas”
Aqui toda a vivência da criança acontece em um mesmo nível, sem subidas e descidas de escadas. Isso gera autonomia de movimento e fluidez pelos espaços escolares.
Nossas salas são conectadas ao pátio, favorecendo o livre acesso da criança às áreas abertas. Essa liberdade torna-se uma conquista gradual e importante para o autodomínio.
Os ambientes integrados favorecem o aprofundamento das relações humanas, onde a criança exerce um processo de aprendizado colaborativo.
No nosso espaço, a brincadeira é um ensaio para a vida.
NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Pedagogia Humanista baseada em princípios filosóficos. Nos inspiramos em vários métodos pedagógicos, em especial na abordagem da pediatra húngara Emmi Pikler, na Pedagogia Florença e nas Inteligências Múltiplas de Howard Gardner.
As diferentes etapas de desenvolvimento da criança exigem diferentes métodos:
Sentidos
MUNDO DOS
Até 1,5 anos
A criança precisa conquistar uma Tranquilidade Interna. A qualidade de sentir-se bem consigo é o elemento base para o desenvolvimento da aprendizagem.
Acreditamos em um bebê ativo. Mesmo pequeno, ele é capaz de criar relações com o mundo, aprender e criar vínculos humanos.
Como geramos as condições necessárias?
Olhar: Olhar e prestar atenção nos olhos das crianças, eles dizem muitas coisas profundas. E têm a capacidade de “enlaçar” e transmitir sentimento.
Falar: A fala é um transmissor de sentimentos, junto com o olhar ela é capaz de criar um envoltório protetor para a criança.
Tocar: A pele é a parte externa do sistema nervoso da criança. Isso significa que toda a leitura que a criança faz do mundo, faz pela pele.
As palavras, as carícias e os cuidados com o seu corpo são os canais transmissores dos nossos sentimentos.
O que fundamenta a nossa proposta pedagógica?
Essa metodologia se apoia em 5 Princípios Fundamentais que respeitam as leis naturais da vida:
Movimento
MUNDO DO
de 1,5 a 2,5 anos
Ao se sentir protegida e segura, a criança aprende que tem o poder de realizar algo. Esse sentimento trabalha a autoestima e a confiança em si mesma.
O aprendizado nessa etapa é sensório motor. A criança conhece o mundo através dos seus movimentos e experiências vividas com o corpo.
Por isso, nossas salas são amplas e adaptadas com mobiliários próprios estimulando a descoberta e os desafios na medida de cada criança.
Eu
MUNDO DO
2,5 a 3,5 anos
A partir dessa etapa o mundo se amplia e novas respostas são exigidas. A criança inicia um “segundo nascimento”, nascimento do seu Eu Individual. Passa a querer interpretar o mundo através de si e não mais dos outros. Está reconhecendo sua própria identidade.
Dedicamos uma grande atenção para a formação dos pilares que irão estruturar a sua inteligência: Concentração, Memória, Flexibilidade Cognitiva, Autocontrole, entre outros.
Através do encantamento próprio da infância, a criança aprende a vivência das regras e as consequências das suas escolhas. Desenvolve habilidades aproveitando seus erros como oportunidades constantes de aprendizado.
Imaginação
MUNDO DA
3,5 a 4,5 anos
A imaginação é apontada como uma das chaves para as competências do futuro e é aqui que ela ganha espaço e foco na nossa pedagogia. Trabalhamos de forma ativa para a criança formar e coordenar imagens mentais. Quando se processam essas imagens, todo o cérebro trabalha em conjunto, como se fosse um concerto musical.
A imaginação é a base de nosso pensar, e ainda tem uma função de ponte que interliga o interior e o exterior da criança. É fundamental para a expressão genuína do seu Eu individual.
Criatividade
MUNDO DA
4,5 a 6 anos
A criatividade é uma das mais misteriosas capacidades da natureza humana e um dos mais belos frutos da imaginação.
Não basta acumular conhecimentos e informações, é preciso fazer relações entre eles, encontrando um modo coerente de usar esses conteúdos no momento adequado.
Para ampliar o desenvolvimento das crianças, também oferecemos atividades de:
ALIMENTAÇÃO
Tudo que se repete na vida da criança deixa marcas profundas, pois vai gerando uma imagem interna fundamental que fortalece sua identidade. O momento de se alimentar é uma delas
Baseado em produtos orgânicos e funcionais
Respeitam a sazonalidade natural
100% artesanais: produzidos na escola
Sem açúcar, sem farinha branca e sem gordura
MOMENTO DA REFEIÇÃO
“O modo como a alimentação ocorre
é um segredo para o bem-estar”.
A cozinha demarca um local central dentro da nossa escola. A criança vivencia diariamente experiências que remetem a esse centro e percebem (ainda que não cozinhem) o movimento natural de chegada dos alimentos, higiene e preparo.
Cada turma tem o seu local de alimentação respeitando o seu próprio ritmo e tornando o momento de alimentação uma convivência agradável.
Ritual de agradecimento pelo alimento
Preparo da mesa em conjunto
Levar seu prato até a cozinha...
...são pequenos movimentos de autonomia que tornam esse momento não só uma rotina, mas um evento especial no dia.
Esporte e saúde Giordando Bruno
Aulas de Música
Giordando Bruno
Língua inglesa
Giordando Bruno
Mundo Mágico
Giordando Bruno
DIFERENCIAIS
VALOR DE UMA
educação artesanal
Crianças não são números. Nossas turmas reduzidas geram intimidade e aprofundamento das relações humanas.
O aconchego de um lar permite profundidade e valorização da inteligência emocional. Dentro de casa nos sentimos seguros para explorar nossa identidade.
INFÂNCIA TEM
gosto de casa
AMOR POR
aprender
Somos naturalmente curiosos e amamos aprender, especialmente nessa etapa da vida. Exploramos o interesse genuíno pelas novas descobertas para inserir os conteúdos, e não o contrário. Conteúdo sem motivação é algo vazio e, com o tempo, mata o amor por aprender.
COM O PASSADO E COM OLHOS NO FUTURO (TRADIÇÃO E INOVAÇÃO)
Aprendendo
Respeitando as bases consagradas da educação, sabemos que o mundo está mudando e novas habilidades de vida são exigidas:
Tradição: Resgatando o valor dos Contos de Fadas
“As aventuras de um conto são as aventuras da nossa vida!”
Por exemplo, a princesa representa cada um de nós em busca de evolução, e o príncipe o nosso ímpeto heroico que nos motiva a combater as circunstâncias mais adversas.
Os contos trazem ensinamentos valiosos para nossa formação humana, adaptados à linguagem da criança. Uma linguagem lúdica e alegre.
Através dessa tradição milenar enriquecemos o imaginário da criança com ensinamentos simbólicos. Veja mais em nosso canal do youtube
Inovação: Fluência Digital e Metodologia Bilíngue
A forma que o mundo se apresenta a nós muda muito rapidamente. A educação precisa acompanhar essas mudanças, mas garantindo o que é essencial e perdurável. Acompanhe nossa proposta de inovação na educação em Casa da Vida.
NOSSOS OBJETIVOS
1. Resgatar o verdadeiro sentido da educação relacionado à função primordial de “eduzir” – fazer florescer na criança suas virtudes e potenciais;
2. Despertar a vocação pedagógica do educador criando laços de amor profundo, compreensão e respeito entre professor e aluno;
3. Promover a formação do caráter preparando o indivíduo para a construção de um mundo novo e melhor.
Em poucas palavras, queremos formar indivíduos conscientes de seu protagonismo histórico na construção de um mundo novo e melhor.
CONTATO
(51) 3222.3589
Av. João Obino, 385 - Petrópolis, Porto Alegre - RS